terça-feira, 26 de abril de 2011

Banda Manzuá

 

 

 

IMG_5970manzua3IMG_5958

 

MANZUÁ é um engradado artesanal de pesca usado principalmente na captura de pitu e camarão. Esse nome foi escolhido por sua sonoridade e alusão à história de Itabuna-BA, cidade enraizada em meio ao Rio Cachoeira, local de surgimento do grupo que tem sua atual formação solidificada desde 2009 e conta com cinco integrantes: Laísa Eça e Brisa Aziz (vocais), Marcelo Weber (baixo, cavaquinho e violão), João Solari (guitarra) e Mither (bateria e percussão).

Cada integrante possui influências e formações diversas – “mas o que faz com que a gente se afine é o respeito que cada um sente em relação ao que o outro traz na construção das canções e a busca pela melhor expressão sonora do que acreditamos ser interessante musicalmente, do que é nosso som”. Por isso a mistura, em faixas autorais e covers, de uma gama de gêneros – Ijexá, maracatu, blues, reggae, queto, funk, samba-rock, rock (gêneros de matriz afro) – além da utilização da linguagem poética em nossas apresentações.

A banda Manzuá vem participando ativamente de eventos ligados a Universidades da região, principalmente a Estadual de Santa Cruz, marcando presença com apresentações na Semana de Comunicação, Seminário Direitos Humanos e Multicuturalismo, Seminário Ameopoema, Luau Universitário, Semana de Iniciação Científica da UESC, além da reabertura da Quinta Cultural na mesma.

Participou da composição da trilha sonora de matéria do Jornal Futura e foi a única banda convidada a apresentar-se no programa Aprovado (TV Bahia-Globo) em sua edição comemorativa dos cem anos de Itabuna, entre outros trabalhos vinculados ao Áudio-Visual como a apresentação na MUSA (Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual).

Ainda em 2010 a Manzuá venceu como uma das três bandas selecionadas na região para participar do Motiva Groove, projeto de articulação de bandas vinculado à Conexão VIVO e teve suas duas vocalistas dividindo o troféu de Melhor Intérprete Feminino do Festival Multiarte Firmino Rocha, além de ter ganhado o segundo lugar na categoria Melhor Banda.

A banda também compôs a trilha sonora do programa “Vozes dos Ilhéus”, vencedor do prêmio Roquete Pinto de radialismo, uma série em 12 episódios que vai circular em rádios públicas de todo o Brasil e conta as histórias da região sul da Bahia e de seus povos.

Hoje a Manzuá está concentrada na conclusão do projeto “Memórias do Rio Cachoeira”, financiado pela FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), onde, num trabalho em conjunto com o NúProArt (Núcleo de Produções Artísticas), produzirá o documentário que celebra a vivência do rio Cachoeira pelo itabunense. O produto final consiste em CD com 12 poemas sobre o rio, de poetas da cidade de Itabuna, transformados em canção pela banda Manzuá e DVD do documentário que trará estes poemas musicados como trilha sonora.

4 comentários:

Escritos de um passageiro disse...

Conheço a banda e reconheço a qualidade dela. As vocais são ótimas e o contraste entre os tons de voz delas é bastante interessante e gosto muito do swing que a Manzuá sempre coloca em suas músicas. Não sabia o quão bem ia a banda, mas parabenizo pelo desenvolvimento.

Thamyne D'el Rey

Anônimo disse...

Olá precisamos acrescentar que o projeto Memorias do Rio Cachoeira é realizado com o apoio financeiro do (Edital de Apoio a produção em conteúdo musical, FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia, SECULT - Governo do Estado da Bahia) e realização do (Núproart - Núcleo de Produções Artísticas, Panorâmica Produções e da banda Manzuá.

Anônimo disse...

Outra, as fotografias não são do site artistasdeitabuna, são de Felippe Thomaz!

Artistas de Itabuna disse...

Olá anônimo, seria bacana se colocasse o nme, uma referência para podermos fazer as alterações pedidas por ti.
Realmente as fotos não são do blog artistas de itabuna, mas quando as enviaram não tinham os créditos necessários. Abraço.