quarta-feira, 22 de junho de 2011

SE RETRATE ILHÉUS!

 

elenco na visita técnica pelo TCA

Atores Ilheenses encenaram: SE RETRATE ILHÉUS!

Na sala do coro do TEATRO CASTRO ALVES

SE RETRATE ILHÉUS! Este foi o pocket que os atores e diretores ilheenses, alunos do projeto de REqualificação dos TRAbalhadores de TEatro do Interior – Retrate Interior, apresentaram na Sala do Coro do Teatro Castro Alves no dia 20/06/11. A performance é uma visão crítica de Ilhéus, abordando fatos históricos e políticos através de jogos cênicos desenvolvidos em algumas das oficinas teatrais do projeto, mais especificamente a de Mímica Corporal Dramática.

O trecho foi adaptado pelos atores que passearam pela história local. Desde a beleza natural de suas praias até as mais recentes falcatruas políticas a encenação é um grito popular de amor e revolta como declararam alguns atores: “Seria um enorme clichê se apresentássemos apenas um canto de louvor á Ilhéus, sem refletir e nos posicionar criticamente diante as recentes atitudes políticas, ambientais e éticas”.

SE RETRATE ILHÉUS foi bem aplaudida e destacou-se pela forma criativa e crítica de se contar a história de uma cidade. Na platéia estavam presentes alguns dos 22 professores e toda parte técnica do RETRATE, atores das cidades contempladas com o projeto, além do renomado diretor baiano Fernando Guerreiro (Foto). O ENCONTRÃO DO RETRATE INTERIOR 2011, ocorreu nas dependências do referido teatro soteropolitano, onde os grupos foram recebidos pelo presidente do SATED-BA e mentor do projeto Fernando Marinho.

O grupo ilheense participou de uma intensa programação que foi da troca de contatos e proposição de parcerias para os diferentes elos da cadeia produtiva do teatro, Mesa redonda para debate sobre a “Política de Interiorização da Cultura, com ênfase no Teatro”, Visitação técnica do Teatro Castro Alves até a mostra de cenas de cada cidade. Para a viagem o grupo teve apoio da Fundação Cultural de Ilhéus, Casa dos Artistas, de alunos do grupo e a produção de Fabiane Ribeiro (Binha).

O elenco que participou das atividades foi: Cia Boi da Cara Preta (Geisa Pena); Grupo de Teatro da Polícia Militar de Ilhéus (César); Grupo Teatro De Corpo e Alma (Dir. Ed Paixão); Trupe Estripulia de Teatro (Dir. Ciro Nonato e Josefa Teles); Grupo Eles e Elas em Cena ( Elismar Wilham); Grupo Vozes- Ilhéus (Rose Miranda); Grupo Teatro Total (Andrea Bandeira); Grupo Maktub Performances (dir. Fábio Nascimento e Luciano Maciel) e Casa da Cultura Popular (dir. Janete Lainha) alem do Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso que participou da mesa redonda como representante dos gestores municipais parceiros do projeto RETRATE INTERIOR.

O QUE É O RETRATE

O projeto de REqualificação dos TRAbalhadores de TEatro do Interior – Retrate Interior é um programa de formação integrante das ações do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (SATED – Bahia) e realização da Mil Produções Artísticas, que é voltado para atores e diretores de teatro do interior do Estado, inicialmente levado aos municípios de Juazeiro, Cipó, Valença, Itaberaba, Guanambi e Barreiras. O Projeto é financiado pelo FUNDO DE CULTURA do Estado da Bahia, dentro do Programa de Fomento à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal local. Por isso as oficinas são gratuitas para os participantes, contemplando aulas e material didático. O período de atuação do projeto foi de 13 de setembro de 2010 a 05 de março de 2011 totalizando 6 meses e a carga horária de 240h.

O sucesso e a viabilização do RI foi possível com a ajuda de parceiros como a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, Teatro Municipal de Ilhéus, Associação Comercial, Colégio Nossa Senhora da Piedade, Casa dos Artistas, Casa Aberta de Teatro e a ONG Filtro dos Sonhos.

O Retrate Interior segundo seus participantes, representou um reavivamento da arte cênica local. A cada semana uma vertente teatral era trabalhada e cada ator podia ter um contato com essas informações na prática. A cada oficina também era produzida uma mostra ao público com os resultados da semana que serão grandes motivações para a contínua investigação da arte teatral.

 

DIVULGAÇÃODIVULGAÇÃO (2)DIVULGAÇÃO (10)DIVULGAÇÃO (11)DIVULGAÇÃO (12)DIVULGAÇÃO (13)DIVULGAÇÃO (14)DIVULGAÇÃO (15)DIVULGAÇÃO (3)DIVULGAÇÃO (4)DIVULGAÇÃO (5)DIVULGAÇÃO (6)DIVULGAÇÃO (7)DIVULGAÇÃO (8)DIVULGAÇÃO (9)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amigo so vim para anunciar que agora os resultados do jogo do bicho de itabuna e ilheus estão neste blog http://bichoitabunailheus.blogspeed.net e são atualizados diariamente!