domingo, 17 de julho de 2011

ENTREVISTA: Chica de Cidra.

chica de cidra 2Com certeza quando tivemos a idéia de construir este pequeno blog, era apenas para registrar alguns dos grandes artistas que temos em Itabuna e tão logo percebemos que a região não poderia ficar de fora.

Alguns baluartes da nossa gloriosa arte já passaram por aqui e nos deram uma incrivel satisfação por atender nosso apelo, mas este ser humano que vamos trocar um papo virtual é por demais glorioso e não poderia ficar fora, pois nós aprendemos a amar como pessoa e de igual forma a sua arte.
Creio que se o blog não continuar, por falta de apoio dos artistas, com certeza teremos a certeza de ter tentado algo e também a satisfação ímpar em poder falar virtualmente com estas pessoas grandiosas.


Quem conhece a noite regional já se embalou ao som desta voz maravilhosa e já se encantou com músicas tão bem interpretadas pela voz, firme e doce de Chica de Cidra.

AI – Antes de tudo reverenciar uma das grandes divas da nossa arte regional. Que tal um balanço destes tempos que você milita na nobre arte de cantar em nossa região, pode ser?
CC - Obrigada meu querido por seu carinho. De lá pra cá muita coisa mudou, temos uma gama de excelentes profissionais no mercado. No início de minha carreira foi muito difícil não tinha tecnologia, era microfone, mesa e caixa de som e uma câmara de eco, quando tinha. Senão era microfone, caixa de som e gogó rsrsrs. Apesar das dificuldades foi muito divertido, gratificante. Sou uma pessoa de sorte, abençoada por Deus! Hoje é muito fácil cantar, com o avanço da tecnologia não exige tanto aperfeiçoamento e técnica vocal. As correções e falhas são feitas automaticamente. Tem a mídia que contribui para a divulgação do trabalho.
PQAAAAIFDAwc5jUgXbsHt2fdaGFRdJZ7bx7fCwgr_O-h8EGfUq6QiBvJgj-OzEHE5jWA5-2oUoTiYtF1wHEtpFDS01wAm1T1UMwSW9062F7Hhm9Ye_GLF4qE6IZnAI – Antes era difícil registrar a arte em disco (Gravar), hoje há uma maior facilidade, isto ajuda ou atrapalha?
CC - Ajuda muito, hoje é muito simples e prática a gravação de um CD ou DVD.
AI – Dos artistas da nossa região quais você destaca como eternos e como revelações?
CC - Os artistas eternos de nossa região são Saul Barbosa, que extrapolou e conseguiu o reconhecimento internacional, com uma musicalidade incomparável, realmente um maestro, como era conhecido; Jorginho (Jorge Lago), Reizinho e Lula Armstrong. Como revelação, entre tantos outros, temos Fábio Souza, Simone Lessa, Verônica Bonfim e, sem nenhuma pretensão a minha filha Anne de Cidra, uma artista talentosa, disciplinada, é a minha continuação refinada.
AI – Quais são os projetos da Chica para os próximos anos na área artística?
CC - O próximo projeto será a realização do meu show, contando a minha história em 31 anos de carreira. Muito em breve acontecerá. Hoje sou evangélica, e pretendo levar a palavra de Deus conforme o querer e a vontade dele, louvando e glorificando o seu nome.
AI – Qual é a razão principal para que os artistas de nossa região não consigam ser organizados em grupos para reivindicar melhores condições para a classe?
CC - Acredito que seja a união. Precisamos entender que cada um tem o seu estilo, sua maneira de cantar e encantar, respeitando isso, poderá surgir um grupo forte. Também sobreviver de música é muito difícil, pois o músico não tem a valorização que merece. Não sei se o problema é da crise regional, mas está difícil viver só de música. Às vezes o contratante quer fixar o cachê que quer pagar, é como colocar preço no trabalho dos outros. Essa visão errônea tem que acabar. A música é importante na vida de todas as pessoas, o artista também.
chica de cidra 1AI – O quanto a mídia local ajudou você na sua carreira ou não ajudou em nada? Qual a sua relação com a imprensa?
CC - Muito do que sou, devo a imprensa, pois não basta ter talento, quando apresentamos um trabalho que o público merece, a resposta é o sucesso e reconhecimento, é o respeito ao público. A imprensa exerce um fator preponderante na vida do artista. Quero aproveitar este momento para agradecer a toda à imprensa que sempre me prestigiou. Que os novos talentos tenham este apoio tão importante.
AI – O que significou o projeto Jupará pra você, que participou com músicas nas coletâneas lançadas pela Jupará Records?
CC - Significou uma parte importante da minha vida artística, foi o reconhecimento do público ao meu trabalho, também dos compositores que confiaram em mim, para apresentar as músicas de suas autorias. Obrigada ao Jupará Records, obrigada aos compositores.


Divindade (Herval Lemos)


Céu Neon (Divanildo Nunes)

AI – Deseja acrescentar algo ao nosso bate papo? Esteja à vontade.
CC - Gostaria de dizer que este bate papo foi essencial, porque é um momento em que posso afirmar que tenho muito a agradecer a esta região, por todo carinho recebido, pelos elogios, pela oportunidade de contribuir para a alegria das pessoas, por todos que acreditam em mim, e me patrocinam. O fato de cantar para elas me faz feliz e realizada, porque sucesso não é só aparecer no cenário nacional, para mim sucesso é saber que posso através da minha voz alegrar corações, ajudar grandes e pequenos amores, e, sobretudo, ter a consciência que o dom de cantar que Deus me deu, é para espalhar alegria, amor, paz e felicidade, alimentar os espíritos, e isso independe do tamanho do lugar.
AI – Agradecimentos.
CC - Agradeço a Deus que me deu o dom de cantar e permitiu que tudo isso acontecesse, a meus pais por me fazerem existir, a todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso, a esta região que me ajudou tanto na minha carreira, a minha família, aos meus filhos Anne e Anthone (meus amores), e a imprensa que sempre me incentivou.
Mais vídeos (Clique aqui)

Chica de Cidra - Velocidade da Luz
Chica De Cidra

Um comentário:

Açuceeneiras ♥'' disse...

Chica de Cidra, uma pessoa admiravél, uma pessoa Humilde e encatodora,. Uma cantora completa com suas imensas qualidades ... Chica você tem uma luz proporia que só é sua .. Uma pessoa que quando canta emociona muito agente , nos transmitir uma Paz interior imensa ' Te amo Chica '
Beijos