sexta-feira, 8 de julho de 2011

TROMBONE DO AQUILINO.

Eu também vou reclamar…
Ou
Reflexões de um domingo em Itabuna.

Aquilino Paiva

Umas semanas atrás, assisti ao show "Trovador", dos irmãos Igor e Tony Carvalho, no Centro de Cultura. Poderia fazer vários comentários sobre o show, alguns elogiosos e
outros nem tanto, mas, como já se passou muito tempo para uma crítica musical, retomo
o evento dos jovens cantores pra falar de outra coisa.
Nas conversas que tive sobre o show, quando se comenta o que gostamos e o que deixamos de gostar, uma coisa ultrapassa o evento em si: a disposição dos rapazes para fazer um evento artístico em Itabuna. Reunir uma banda, pensar em um espetáculo, montar um repertório, ensaiar, cobrar ingresso... Em Itabuna isso, hoje, nos parece heróico. É assim mesmo que tem que ser?
Cá estamos nesse domingo modorrento nas terras de Tabocas e volta o pensamento sobre a tal da cultura e da diversão nessas bandas. Como dizia Raulzito, eu também vou reclamar. E temos muito do que se queixar. Pode-se fazer uma lista imensa das queixas, mas ela pode se resumir àquela frase que todo mundo diz umas três vezes por semana:
"fazer o quê em Itabuna... Reposta: ir por bar beber cachaça" (o que pode ser bem divertido, se não fosse opção única). Fica mais melancólico ainda na semana em que o único shopping da cidade inaugura uma reforma anunciada com muito barulho sem sinal de reabertura das salas de cinema, fechadas no início das obras.
Reclamar é necessário, libera umas energias negativas, xingamos as autoridades (elas quase sempre merecem), e, principalmente, reclamando vamos esclarecendo a pauta do que queremos. Nesta era cibernética, reclamar na rede pode até reverberar e dar algum resultado. Sem esquecer que é sempre hora para a ação e que é sempre possível fazer algo na prática.
Assim fica a saudação aos que se mexem e realizam, e aqui volto ao Trovador. Quem
esteve lá viu um show que é a realização de um sonho dos irmãos cantores. Arregaçaram as mangas, fizeram o que sabem. Ficou bom numas coisas, problemas com outras (errar a letra das músicas não pode, rapazes), mas os caras ofereceram à platéia, além do canto e da arte, o melhor que podem fazer e a vontade de fazer. Aplausos pra eles.
Aquilino Paiva, graduado em Letras pela UESC, é escritor e servidor público.


Fotos do espetáculo O TROVADOR.
 

Show o Trovador (26)     Show o Trovador (16)

Show o Trovador (6)     Show o Trovador (38)

Show o Trovador (37)


Nenhum comentário: