sábado, 20 de agosto de 2011

ENTREVISTA: CABRUEIRA.

268986_113505745410196_100002523137707_116923_1532147_n




01 – Hoje a dança é bem vista não só profissionalmente como para o dia-a-dia, quem pode dançar no Cabrueira? Existem restrições?








Não existem restrições. Todos podem dançar no Cabrueira. A dança serve para todos, seja qual for a idade, estado físico ou mental. Algumas pessoas acham que não são capazes, porém, nós só precisamos de uma chance para provar o contrário.
A dança:
• Aumenta a Flexibilidade
• Melhora o condicionamento aeróbico
• Melhora a coordenação motora
• Emagrece, ajuda a perder Peso
• Melhora a Capacidade Cardiorrespiratória
• Fortalece a musculatura
• Protege as articulações
• Atenua dores
• Previne problemas posturais e de artrose
• Aumenta o convívio social
• Combate a depressão e a timidez
• Combate o Stress.

290820_10150275576769827_842054826_7508951_990074_o


 
02 – Qual a percepção do Cabrueira para a dança aqui na região?
 




 
A dança vem ganhando um destaque muito grande na região. Em Itabuna, assim como em todo estado da Bahia, existem várias escolas de dança com estilos diversos, é só escolher. A dança dos famosos da Rede Globo contribuiu bastante para a visibilidade da dança de salão. O estilo da Cabrueira, por ser uma mistura de vários ritmos da dança de salão, favoreceu-se com isso e fixou-se no ramo. As turmas estão sempre cheias e a tendência é crescer, já estamos procurando locais em cidades vizinhas como Ilhéus e Itajuípe para abrirmos turmas de Cabrueira.
cabrueira (1)

 03 – O ritmo preferido de vocês é o forró (Xote, xaxado, baião...), tem outros ritmos que a Cabrueira dança?



A Cabrueira é uma dança livre que se propõe a dançar sem aprender passos, trabalhando com o improviso. Temos sim o forró como base, mas o estilo permite mesclar diversos estilos de dança. Assim, pode-se tranquilamente dançar samba, axé e MPB. Maria Rita, Maria Gadú, Vanessa da Mata, Roberta Sá estão sempre presentes na aula, bem como banda EVA, Seu Jorge e Jau. A intenção é sempre buscar uma característica brasileira com movimentos livres de modelos pré-estabelecidos, através das técnicas de improvisação e criação.
cabrueira (8)



04 – Qual o apoio da mídia local para o grupo na região?






Já fizemos várias apresentações na TV local, acredito que em todos os canais. Em breve, estaremos sorteando mensalidades para a Cabrueira Itabuna na rádio.  Mas além do apoio da mídia, temos grandes parceiros como a PRO RECARGA, O BAGUETTÃO SANDUICHES, GALPÃO MUSIC BAR e contamos com apoio de grandes músicos e bandas locais que estão sempre divulgando nosso trabalho. O nosso principal meio de divulgação, porém, é o facebook.com, onde estamos sempre fazendo promoções e sorteando mensalidades sempre acompanhadas ativamente por nossos mais de 2000 amigos.
cabrueira (11)


05 – Qual a faixa etária que mais aceita o Cabrueira?




A faixa etária mais prevalente é de 15 a 25 anos. Mas não existe uma idade mais padrão, temos alunos entre 14 e 50 anos. Inclusive temos um projeto já em andamento onde teremos Cabrueira como educação física nos colégios. A idade não tem menor importância, para aprender a dançar cabrueira, basta força de vontade.
cabrueira (7)


06 – Quais são os projetos do Cabrueira atuais e para o futuro?




Em Itabuna, esse ano haverá uma campanha de arrecadação e doação de alimentos e roupas, promovida pela Cabrueira, será escolhida uma instituição para doar.
Outro planejamento junto com a equipe de Salvador é o  projeto social "Cabrueira Abraçando a Vida”, projeto que dará acesso a dança para quem não tem condições de pagar e promoverá alegria nos asilos da região. Junto a isso, vamos também arrecadar alimentos e roupas para doação.
Nosso maior projeto é o "Cabrueira pelo mundo", onde integrantes do movimento Cabrueira divulgam nossa dança em outros países. Já  fizemos uma turnê internacional em 2010 e 2011 para Europa em mais de 10 países. Também em 2011, estivemos no Canadá no qual participamos do “Brasilian Beat Congress", um congresso que reuniu os melhores grupos de dança de salão do Brasil. Isso fortaleceu ainda mais nossos laços e despertou interesse em outros países. Estamos nos organizando para, em 2012, irmos para Washington  EUA, a convite de um grupo de forrozeiros apaixonados pela Cabrueira.

cabrueira (12)


07 – Onde podemos ver o Cabrueira atuando?




Nossa principal atuação está nas aulas, mas estamos em todos os lugares: shows das bandas Estakazero e Cangaia de Jegue (os dançarinos são da Cabrueira); show das bandas locais, onde sempre marcamos presença para praticar o que aprendemos nas aulas; e em eventos, como o ultimo da Sonzeira Eventos, onde a Cabrueira fez uma participação especial como convidada. Além disso, temos milhares de vídeos no Youtube e em nosso site  cabrueira.com.br, onde todos podem ficar sabendo de tudo que rola na Cabrueira pelo Brasil e pelo mundo.
Esse ano a Cabrueira deu um grande passo, participando do São João da Bahia em Salvador. Pela primeira vez um movimento de dança participou da programação do São João na capital. O trabalho foi feito um aulões com o objetivo de integrar as pessoas e preparar a galera para dançar muito com as bandas.

08 – algo a acrescentar ao nosso bate papo virtual?
A Cabrueira, além de uma aula de dança, é uma família. Ensinamos as pessoas a dançarem sim, mas principalmente a serem receptivas e a trabalharem bem em grupo. Muita gente brinca que a Cabrueira só dança com quem é da Cabrueira, pois por lá já passaram cerca de 350 alunos e depois de um número desses é difícil encontrar nas festas pessoas que nunca tenham passado por lá. Outra coisa importante ensinada é nunca negar uma dança, portanto, sempre que você vê um integrante da Cabrueira, chame-o para dançar, tenho certeza que você vai ser bem respondido. E não importa o seu estilo de dança, o importante é dançar.
cabrueira (9)


09 – Agradecimentos.





Gostaríamos de agradecer em primeiro lugar aos alunos do Cabrueira Itabuna, que são nosso suporte, nosso incentivo para continuar, melhorar e crescer; a Edj Braga e Daniel Maia que são os mestres da Cabrueira e estão sempre junto a nosso movimento aqui no sul da Bahia, inclusive na realização de workshops aqui; a Aldo Bastos, que confiou no movimento e nos abriu as portas do Centro de Cultura Adonias Filho; a PRO RECARGA, que sempre nos apoiou e ajudou em nossa divulgação; ao Baguettão Sanduiches e ao Galpão Music bar, que sempre fazem questão de nossa presença; aos músicos e bandas locais, Sururu Baião, Forró Jahmar, Forró 4 estações, Jaffet Ornelas e Leo Jorge por sempre reconhecerem nosso trabalho; finalmente as bandas Estakazero e Cangaia de Jegue, que tem grande parcela de responsabilidade na divulgação do movimento Cabrueira pelo Brasil.

VÍDEOS:

Cabrueira- Bahia Café Hall

CABRUEIRA ITABUNA, VIDEO DA AULA!

CABRUEIRA COM SURURU BAIÃO NO SHOW DE TEATRO MAGICO!

#FORRO NO MUNDO - FORRO COM MUSICOS DE RUA

Nenhum comentário: