quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como foi a 1ª PALHASSEATA DE ILHÉUS

1ª PALHASSEATA MARCOU AS COMEMORAÇÕES PELO DIA DO PALHAÇO EM ILHÉUS.

“Palhaço mete o pé num buraco e machuca a mão”. Foi com muita irreverência e alegria que as ruas do comércio de Ilhéus amanheceram neste último sábado dia 10 de dezembro, dia do palhaço.

Encabeçados pelo Grupo Teatral Maktub, vários artistas participaram da primeira programação para homenagear a figura do palhaço em Ilhéus. Ás 9 da manhã cerca de 30 palhaços, entre eles, artistas, empresários, crianças, idosos e jovens saíram em cortejo com instrumentos e músicas circenses percorrendo as principais ruas do comércio ilheense.

Os palhaços dançaram, distribuíram narizes vermelhos, apitos, balões e muita alegria contagiando a todos os passantes que se encantaram com a movimentação.

O único momento sério da Palhasseata foi a passagem em frente à Prefeitura, onde todos sentaram na escadaria e fizeram 1 minuto de silêncio em respeito ás vítimas de atos de corrupção, descaso e abandono. Mas, foi por apenas um minuto e todos seguiram em cortejo num apitaço alegre e festivo. Por onde passavam, os palhaços arrancavam sorrisos e muitas pessoas acompanharam o grupo até o final

Na volta do cortejo, foram apresentados números cômicos em frente à Casa dos Artistas, onde palhaçadas foram emolduradas por músicas, brincadeiras, recreação, pintura facial e muita dança. Estas atividades envolveram vários grupos artísticos de Ilhéus como o Palha Assada que tocou com banda ao vivo, O Grupo Teatral Maktub com números clássicos de Palhaços, Grupo Teatro Total e Cia Casa Aberta de Teatro. “Para mim, o momento mais emocionante foi o das apresentações. Vários grupos e artistas de teatro de Ilhéus unidos por uma só causa, levar ao riso a população Ilheense que atualmente tem vários motivos para chorar.” Declarou um dos coordenadores do evento Ed Paixão.

Após as apresentações, os visitantes puderam conferir uma exposição de fotos de palhaços, de figurinos da Casa camarim e uma mostra de vídeos sobre o mesmo tema. Pela manhã as atividades foram encerradas com o festival de tortas na cara. Algumas pessoas da platéia escolhiam uma personalidade política ou não, que gostariam de dar uma “tortada” na cara. Este voluntário escolhia um dos palhaços presentes para representar esta personalidade.

O intuito da 1ª Palhasseata de Ilhéus, foi divulgar para a comunidade que há mais de 20 anos esta data é amplamente comemorada em todo o Brasil, e reforçar a importância do palhaço não só para o riso frouxo, mas para provocar a reflexão sobre diversos assuntos. Daí a função social do palhaço. Este evento só foi possível pela parceria estabelecida entre os grupos artísticos de Ilhéus e Itabuna, o patrocínio e apoio de algumas empresas que incentivam e respeitam a cultura local e a colaboração de vários amigos”, disse o diretor do Grupo Teatral Maktub e um dos coordenadores do evento Fábio Nascimento.

O encerramento oficial do evento aconteceu mais tarde com três sessões do espetáculo de palhaços do Grupo Teatral Maktub HOMENS AJUDAM HOMENS? Ás 17, 18:30 e 20:00 na Casa dos Artistas. O espetáculo é uma adaptação do diretor Fábio Nascimento de um texto original de Bertolt Brecht e vem levando excelentes críticas desde que estreou em setembro deste ano. Na ocasião, o diretor do Grupo Teatral Maktub declarou que estará organizando uma programação similar para o dia do teatro e do circo, 27 de março, e para o próximo ano. O evento contou com a coordenação de Fábio Nascimento e Ed Paixão e a produção de Geisa Pena.

PARCEIROS: Casa dos artistas, Teatro Popular de Ilhéus, Mondrongo áudio visual, Projeto Teatro Popular e Interculturalidade da UESC, Projeto Céu na Praça – UESC, CCAT, Casa Camarim, Fundação Cultural de Ilhéus, Palha Assada e Teatro Total.

PATROCINADORES: Barrakítica, Larissa Paixão, Imapel e Escola Criativa.

APOIO: Dr. Eduado Rocha, Casa do Açaí, Armarinho Guimarães, Blog Agravo, Sacolão Opção, José Nazal, Revele, Blog do Gusmão, Jornal Diário de Ilhéus, BB suco, Livraria Gabriela, Recrearte, Bola 7 sonorização, Ponto Chic.

COLABORADORES: Kau Marico, Tremendão, Quésia e Nairana, Tamar Labarrele, Pawlo Cidade, equipe Barrakítica, Murilo Melo, Leandro Keber, Wellington, Tânia Barbosa, Benedito, Toninho Melo, Maria Cândida, Cláudia da Fundaci, Fabíola Mandarine, Marcelinho, Cris Passos, Lula, Daniel, Néia Dendê, Sr. Aldo, Cristina, Ciro Zatele da Rádio Conquista FM, Rádio Santa Cruz, TV Santa Cruz, Cd Tintas, Binho Quizila, Bárbara e César.

FICHA TÉCNICA – HOMENS AJUDAM HOMENS?

TEXTO E DIREÇÃO: Fábio Nascimento

ELENCO: Wallace Reys, Fábio Nascimento, Ed Paixão e Luciano Maciel.

SONOPLASTIA: Larissa Paixão

ILUMINAÇÃO: Kau Mariko

PRODUÇÃO TEATRAL: ONG CULTURAL MAKTUB PERFORMANCES

FOTOS: F@bio Photo/Stúdio Maktub

APOIO: Projeto Teatro Popular e Interculturalidade da UESC.

PATROCÍNIO: IMAPEL

Um comentário:

PALHAÇO LINGUIÇA disse...

OLHA NO QUE DEU A IDÉIA DE UM ARTISTA DE ITABUNA RS PAHAÇO LINGUIÇA MARCOU PRESENÇA, OBRIGADO POR DIVULGAR O SUCESSO DO EVENTO!