quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ENTREVISTA ULISSES GÓES…

imageUlisses Góes, escritor e poeta, nascido nas terras grapiúnas de Itabuna, cidade ao Sul da Bahia. Lançou seu primeiro livro em junho de 2001, intitulado Flores do Caos, uma obra marcada pela poesia criativa e de intenso jogo de palavras em versos pulsantes e caoticamente incríveis. O autor participou da coletânea Poetas Ocultos, em 2000, e foi premiado entre os 10 melhores no X Concurso Regional de Poesias Euclides Neto, promovido pela JP Produções, Casa dos Artistas e Fundação Cultural de Ilhéus, em 2000. Em agosto do ano seguinte, Ulisses Góes conseguiu o 1º lugar na XI edição do mesmo concurso, com um poema que homenageia o escritor Jorge Amado. Recentemente lançou, de forma virtual e independente, sua primeira obra de ficção intitulada Efeito Cacaos, que em breve será lançada através por uma Editora.
AI - A poesia ainda pulsa entre a juventude ou é algo relegado a um grupo específico?
UG - Eu não diria que a poesia seja algo relegado a um grupo específico. A poesia pulsa ao redor de todos, não apenas da juventude. Porém, poucos são os que tem a capacidade para enxergá-la e coragem suficiente para abraçá-la, divulgando essa forma artística de maneira ousada. Estamos todos mergulhados em um mundo de tecnologia com informação vibrante e sufocante, e a poesia parece perdida e afundada em meio a tudo isso, e são poucos aqueles que tentam resgatá-la e mostrar a todos de forma mais dinamizada e pulsante. Eu acredito nessa falta de dinamização da poesia da parte dos poetas.

AI - Na sua opinião quais são os passos para que possamos popularizar a poesia em nossa região?

UG - Antes de mais nada, os poetas devem enxergar a poesia de maneira mais artisticamente dinâmica. Popularizar a poesia significa tornar ela acessível a todos, levar a poesia para as escolas de forma mais atual fazendo uso das novas formas de mídia, como a internet. Não acredito em saraus feitos para grupos fechados de artistas, isso de nada adianta e serve apenas para massagear egos. Recitar poesia para poetas? Não seria melhor recitar poesia para alunos em escolas, faculdades, em eventos programados em centros de cultura e teatros? Isso seria uma maneira eficiente de tornar a poesia popular em nossa região.
AI - De que forma alinhar a linguagem usada na poesia com a linguagem usada pelas pessoas no dia a dia sem perder o furor e a técnica da poesia?
UG - Não acredito em regras ou técnicas para se fazer poesia. Poesia é a arte de enxergar a realidade com os olhos da alma. Alguns poetas buscam versos com rimas e enquadramentos específicos, enquanto outros se liberam das regras e versalizam com ousadia, coragem, espontaneidade todo o lirismo de seus sentimentos, visões, opiniões, sofrimentos. Cada poeta é um universo próprio canalizando o mundo ao seu redor, catalisando a realidade e reciclando ela em forma de poesia em sintonia com o seu tempo e a linguagem que a permeia. É a poesia dinâmica, viva, pulsante, sincera.
AI - O escritor regional fica distante do público, nos faltam eventos de literatura com grande divulgação, como burlar esta realidade e seguir fazendo poesia?
UG - É preciso ser ousado e utilizar todas as ferramentas tecnológicas de que dispomos atualmente para que a poesia possa atingir o maior número de pessoas possíveis. É preciso coragem e se desvencilhar daquela poesia arcaica que insiste em recitar versos de maneira teatral, quase caricatural. Hoje em dia isso não atrai as pessoas a conhecer mais a poesia. Pelo contrário, isso entedia e afasta as pessoas. Por isso a necessidade de aliar a poesia com outras formas de apresentação que possibilitem a todos descobrir o vigor e o poder que a poesia tem. Não fazer somente saraus ou apresentações literárias, mas apresentar a poesia aliada a outras formas de divulgação, como apresentações musicais ou publicações em mídias tecnológicas, tornando a poesia uma delícia agridoce a ser saboreada e desvendada em toda sua plenitude.
AI - As universidades da região tem algum papel marcante na divulgação da poesia na região grapiúna?
UG - O papel das universidades não é apenas marcante, é fundamental para pesquisar a poesia e os poetas regionais, catalogar suas obras, promover e dinamizar a poesia sob a forma de eventos, seminários, palestras, buscando aproximar o público regional de seus artistas, sempre de maneira atual e dinâmica, como eu disse, em sintonia com as novas formas de mídia e as maneiras de divulgações contemporâneas.
AI - Você lançou uma obra recente na virtualidade. Este é o caminho a ser percorrido por todos os escritores? O livro impresso tem dias contados?
UG - Com certeza, não. Apesar de todo esse fascínio tecnológico atual, com o advento do e-book como nova forma de mídia literária, o livro impresso ainda conquista e tem lugar cativo nas estantes de todos os amantes de uma boa leitura. O caminho que venho percorrendo é uma trilha alternativa de forma solitária e ousada, onde divulgar minha obra e tornar ela acessível a todos os leitores de forma mais rápida e eficiente. Mas isso não significa que seja o caminho futuro dos escritores e poetas. Como eu disse, é uma trilha alternativa que pode ser utilizada para divulgação das suas obras literárias. Quando feito de maneira eficiente e constante, esse caminho alternativo pode se tornar uma base para quando seu livro for lançado em versão impressa por alguma editora. Esse é o caminho que tenho feito atualmente, mais por falta de oportunidade do que por opção própria. Mas tenho me surpreendido com os resultados obtidos e a boa receptividade das pessoas que conhecem minhas obras pela internet.
AI - Qual o caminho que deverá percorrer um jovem que sonha em mostrar suas obras literárias?
UG - Ele deve percorrer o caminho da coragem e da persistência, antes de mais nada. Coragem para mostrar suas obras, seus versos, e nunca desistir de seus objetivos estabelecidos. Sempre seguir em frente, e nunca desanimar diante de algumas derrotas, portas fechadas, caminhos travados. Buscar sempre divulgar suas obras, ser lido, ser visto, ser comentado, e sempre abraçar pequenas oportunidades, espaços para divulgação. Humildade sempre, e desenvolver sua carreira de maneira constante e nunca criar expectativas montanhosas. Dar tempo ao tempo, pois quando você tiver que ser reconhecido, você será, pelo seus esforços e pela sua obra literária.

AI - Pra aparecer na literatura tem que sair da região e ir para grandes centros, como acontece com as outras artes?

UG - Hoje em dia isso não é mais necessário. A internet está aí para provar que você não precisa estar nos grandes centros, nas capitais para poder conseguir obter algum reconhecimento de seu trabalho literário. Você precisa, sim, de força de vontade e de saber utilizar as ferramentas que você tem em mãos de forma eficiente para que seu trabalho possa chegar a todas as pessoas.
AI - Qual a recepção da mídia para a literatura regional?
UG - A recepção é tímida, modesta, quase chegando ao patamar da nulidade. Em parte, a culpa é dos artistas que não buscam maneiras mais modernas e contemporâneas para divulgar de maneira dinâmica os seus trabalhos. E a mídia não facilita uma divulgação mais aberta, com espaço maior, pois a mentalidade é a de que literatura e poesia não atrai audiência, não hipnotiza as pessoas. Lógico que não atrairá se continuar sendo feita de forma ultrapassada e sem ousadia.
AI - Quais os seus projetos atuais e futuros na nossa região?
UG - Atualmente continuo divulgando meu livro "Efeito Cacaos" pela internet, nas redes sociais, mas pretendo e busco lançar ele em versão impressa por alguma editora ainda no início de 2012. Pretendo também buscar espaço para divulgar o livro em escolas da região, como forma de popularizar o hábito da leitura entre os jovens. Comecei a escrever um novo livro cuja história já tenho completa em minha cabeça, um livro que estará impregnado de referências a toda essa cultura pop tecnológica contemporânea que rodeia a todos atualmente. Estou em processo de criação literária atualmente.
AI - Algo a acrescentar ao nosso bate papo virtual? ( Aproveite para divulgar suas obras, como adquiri-la, telefone de contato, etc.)
UG - Esse espaço vou aproveitar para divulgar meu livro "Efeito Cacaos", que lancei recentemente de maneira virtual. No site do livro, as pessoas poderão fazer o download gratuito da obra em versão PDF:
Livro Efeito Cacaos no Facebook: http://www.facebook.com/efeitocacaos
Livro Efeito Cacaos no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/196811/
Site oficial do livro Efeito Cacaos: http://efeitocacaos.blogspot.com/
E para os professores e as escolas que se interessarem em divulgar a obra aos alunos, estou disponibilizado para seminários e palestras literárias, basta entrar em contato comigo pelo e-mail: ulissesgoes@gmail.com
AI - Agradecimentos (Aproveite para agradecer a amigos, parceiros, patrocinadores, etc.)
UG - Eu realmente quero agradecer a todos os meus amigos leitores e todos os sites e blogs parceiros que sempre acreditaram e acreditam no sucesso de minha obra, sempre cedendo espaço para divulgação e entrevistas. Sem o apoio e a força dessa pessoas, não haveria razão para a existência de minha obra e de meus versos. Pois sem os leitores, nossos maiores parceiros, os escritores e poetas não são nada. Agradeço também ao espaço cedido pelo site Artistas de Itabuna para divulgar minha obra. Obrigado a todos. Abraços literários!

Nenhum comentário: