quarta-feira, 30 de maio de 2012

Programação de Junho do Espaço Cultural Casa Aberta

imageEXPOSIÇÃO COM TEMÁTICA NEGRA INICIA A PROGRAMAÇÃO DE JUNHO DO ESPAÇO CULTURAL CASA ABERTA EM ILHEÚS COM ARTES PLÁSTICAS, MÚSICA E GASTRONOMIA.

O Espaço Cultural Casa Aberta, situado numa das mais antigas casas do tradicional bairro Outeiro de São Sebastião, em Ilhéus, lança no próximo dia 01 de junho, às 19 horas a Exposição “Afro Nordestinos: A ancestralidade afra na arte regional” dialogando com as obras regionais, dos artistas Jagannath e Punk do Reggae.

A Exposição Afro Nordestinos traz a ancestralidade africana cuja arte possui algumas características muito particulares como o uso de cores vibrantes e o foco nas pessoas, famílias, cotidiano e na sobrevivência.

O baiano Punk do Reggae e o indiano Jagannath demonstram uma inspiração nesse tipo de manifestação artística característica dos seus antepassados proporcionando ao público uma interessante mostra de pintura em tela, máscaras e artesanato em papel machê que nos remetem a tempos remotos, ao mesmo tempo em que nos colocam em contato com a nossa própria cultura baiana brasileiríssima de misturas de traços, formas e cores.

O Jagannath inaugura a programação com pintura em tela. Inspirado na arte caribenha e também no paulista Gregory Fink, na natureza e no cotidiano baiano, o artista já expôs em Nairobi (Exposição ‘Quente Africa’) e em São Paulo (exposição Graura – mitologia indiana - nanquim). Jagannath é formado pela Universidade J.J. School of Art de Mumbai.

Outro artista a abrilhantar a exposição é Punk do Reggae que começou ativamente na cultura afro regional com inspiração para as artes plásticas durante a sua participação em blocos afro. Com produção de instrumentos de percussão em barro, fundou o ‘Brilho Negro’, participou também dos blocos afro Rastafari, Raizes Negras, Dilogum, Zimbabue, os Ganga, Dilazenze, Danados do Reggae, MiniKongo e foi vencedor do Prêmio Sulbaiano em 2011 em Itacaré. Com envolvimentos na arte em geral, Punk do Reggae estevá intimamente envolvido também na criação do cinema cultural de Itacaré. Atualmente trabalha com a arte em papel machê, na qual usa pigmentação feita com solução de folhas verdes considerando a Arte eco sustentável sem a utilização de cola, tinta a óleo nem esmalte sintético.

A exposição “Afro Nordestinos – A Ancestralidade afro na arte regional” estará aberta à visitação de 01 a 30 de junho de 2012 das 18 horas às 22 horas.

O evento terá sua abertura para convidados no dia 01 de junho, sexta – feira. Já no dia 02 de junho às 11 horas, a Casa abre a Exposição ao público, que poderá também apreciar uma deliciosa feijoada no Espaço gourmet o Café Preto da Casa Aberta.

A boa música estará sob o comando de Danilo Nascimento e Cláudio Vieira, acalorando ainda mais o evento com Afro Sambas, forró, cantorias e muita brasilidade.

Sua presença é indispensável!

Espaço Cultural Casa Aberta

Rua Dr. Muniz Sodré, nº 40

Outeiro de São SebastiãoIlhéus\ Bahia

Informações: 73-9136-0991 (Cris Passos)

73-9198-2398 (Luíza Lavorato)

Contato: casaabertapromove@gmail.com

Assessoria de comunicação:

Karina Passos

Tel: 73- 8882-3086

Nenhum comentário: