terça-feira, 23 de abril de 2013

Soirée Littéraire ou Noite Literária no bom português

Soir%C3%A9e LiteraireSoirée Littéraire ou Noite Literária no bom português, nada mais é do que uma versão francesa dos antigos Saraus literários que eram bastante comuns no início do século XIX.

Na década de 80, acontecia em Itabuna “A Quinta-feira da Casa Ideias”. Quem tem mais de 40 anos, curtia música e poesia, e viveu por aqui naquele período, com certeza deve lembrar dos saraus que aconteciam todas as primeiras quintas-feiras de cada mês e que foi durante um bom tempo, um  espaço alternativo para os poetas e artistas em geral confraternizarem.

O evento era coordenado por Jorge Alex, Mara Magalhães e Acácia Pinho, e tinha como assistente de produção, um jovem ainda desconhecido para o grande público, que era o contato publicitário da AGENZIA,e vendedor de suprimentos para computadores da SOLUÇÃO INFORMÁTICA, ambas empresas da Casa Ideias.

Alguns  anos depois, a ACATE e a AGRAL, se uniram para lançar o “Soirée Littéraire” com o objetivo de congregar toda uma gama de artistas e admiradores da cultura regional.

O formato vai ser o mesmo. Toda primeira quinta-feira de cada mês, diversas manifestações culturais como música, dança, poesia e sempre um relançamento de um livro de escritores regionais, dando prioridade aos acadêmicos da AGRAL.

No primeiro Soirée, será relançado o livro “A Mão do Tempo” da poetisa e acadêmica Glória Brandão. Como atrações, já estão confirmadas as participações de Eglê Machado, Carlos Santana, Antonio Oliveira, Eva Lima, Cabrueira Itabuna, Urlei Lopes e Adriana Midlej e muitos outros.

Na oportunidade, a ACATE estará dando o certificado de “Sócio Colaborador” aos empresários Junior Chaves e Erivânio Sobreira (Babá Cearense) que passam a ser  mantenedores nas ações da instituição.

A ideia de criar o sarau, foi do ex contato publicitário da Casa Ideias(agora não tão desconhecido assim) Ari Rodrigues, que hoje é o presidente da ACATE e um dos diretores de eventos da AGRAL. Segundo Ari, a ideia não é copiar o que acontecia por aqui na década de 80 e sim reativar essa parte boa da história cultural de Itabuna que estava no inconsciente de quem viveu esse período de efervescência cultural esperando só o momento de eclodir.

Segundo os organizadores, a previsão de público é algo em torno de 100 pessoas, ou seja, a capacidade do teatro.

O que?  Soirée Littéraire

Onde? Teatro Sala Zélia Lessa (em Frente a Escola Lúcia Oliveira,Centro-Itabuna)

Quando? Dia 2 de Maio às 19 hs.

Transitório? Convite mediante confirmação

Informações: Facebook: Ari Rodrigues e ou pelo Cel. (73)8883-3598
Fonte: ASCOM-ACATE

Nenhum comentário: