quinta-feira, 27 de junho de 2013

DOIS ESCRITORES GRAPIÚNAS EM LIVRO DE ENTREVISTAS

image

          A Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL) apresenta na próxima segunda, dia 01 de julho, a partir das 18h, o lançamento de O LIVRO DAS REVELAÇÕES (Matrizes do Afeto – O Pensamento Vivo de Escritores/ Edições Baobab, 2013), coordenado pelo poeta Diogenes da Cunha Lima. O evento pretende promover encontro entre 23 escritores entrevistados para o livro – entre eles, os itabunenses Antonio Nahud Júnior e Cyro de Mattos. “Fiquei honrado com o convite para participar deste livro recheado com tantos escritores engenhosos. As perguntas são reveladoras, surpreendentes. Sem segredos, procurei compartilhar honestamente os mistérios e idiossincrasias de minhas relações particulares com a literatura e a vida”, confessa o poeta Nahud.

         Inspirado em questionário clássico do escritor francês Marcel Proust, este livro de entrevistas revela o universo de escritores de vários estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte) - suas particularidades, seus estatutos e seus modi operandi. O projeto foi pensado como um meio de colocar em circulação o pensamento de escritores sobre sua própria condição. Escritores estes que são compromissados com suas trajetórias e investigações, que perseguem e valorizam a literatura. Os entrevistados são de gerações, campos de atuação e percursos variados. “As 72 perguntas foram elaboradas em três meses e durante dois anos entrevistei escritores amigos, dando o tempo necessário para que abrissem o coração. O projeto gráfico sofisticado também foi elaborado com paciência. O resultado primoroso valeu a pena. Estou orgulhoso deste livro”, diz professor Diogenes.

            Os 23 escritores entrevistados fornecem minúcias sobre seus interesses particulares, dando a impressão de não ter segredos e discorrendo sem hesitar sobre a vida pessoal, o passado, influências artísticas e métodos de trabalho. E o que se descobre nessas páginas é que, mais do que uma biografia dramática ou uma personalidade pitoresca, mais do que o talento ou a inquietação, é a entrega e a dedicação à arte da escrita que une esses autores reunidos por Diogenes da Cunha Lima. Eles nos mostram que a melhor atitude possível é escrever mais, escrever melhor, e seguir escrevendo.

SERVIÇO

Lançamentos:

O LIVRO DAS REVELAÇÕES (Matrizes do afeto – O Pensamento Vivo de Escritores).

Data:

01 de julho de 2013, segunda-feira, a partir das 18h.

Entrada franca

Local:

Academia Norte-riograndense de Letras

Rua Mipibu, 443 - Petrópolis

Natal (RN)

image

Nenhum comentário: