terça-feira, 5 de novembro de 2013

FICC reinaugura Galeria Valter Moreira em parceria com evento Lápis na mão da TV Santa Cruz

Agentes de Cultura e Cidadania se apresentaram no projeto Foto Ascom FICCCoordenadora Mara Rute com agentes de cultura e cidadania Foto ASCOM FICCGaleria Walter Moreira foi reformada Foto Ascom FICCAgentes de Cultura e Cidadania estão desempenhando trabalhos nos bairros Foto ASCOM FICC

O projeto Agentes de Cultura e Cidadania da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), trabalhou nos últimos meses em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e a TV Santa Cruz no Projeto Lápis na Mão, organizado pela emissora. No evento, foi reinaugurado o Espaço Walter Moreira, retomado pela Fundação para destinar as várias modalidades da cultura local.

O Concurso esse ano teve como tema: “Preservar é atitude. Quem lê sabe” e o resultado dos vencedores será conhecido nesta terça-feira, 5, às 14 horas em um evento no auditório da UESC. 

Entre as atividades realizadas em parceria houve, na última segunda-feira, 4, a ação “A Leitura Vai à Praça” para um público de mais de cinco escolas municipais. No evento a Secretária de Educação Dinalva Melo discursou sobre a mudança que a leitura pode trazer para Itabuna e citou Castro Alves numa alusão de que as praças precisam ser ocupadas pelo povo.

A abertura foi feita pelo Presidente da Fundação Roberto José da Silva que falou sobre a importância da reintegração dos espaços dedicados a causa da cultura. Os agentes produziram oficinas de contação de histórias, teatro, dança e cinema e fizeram uma homenagem a Vinicius de Morais com a música “Aquarela” e a música “A Casa”. 

O Proler produziu oficinas de brinquedos e montou a Tenda da Leitura na praça. Para a professora Glória de Fátima coordenadora do Proler – UESC essas ações são de extrema importância para a mudança que Itabuna precisa porque ela está sendo feita pela via da educação – caminho mais eficaz para garantir a transformação do mundo.

A Professora Mara Rute Lima defendeu a necessidade da perenidade de ações na praça que passarão a acontecer com os agentes quinzenalmente e junto com Dalvani Menezes e Denize Tavares, coordenadoras do projeto, terminaram o evento numa celebração no Espaço Walter Moreira em uma fala incentivadora para os agentes, 35 jovens que no presente estão desenhando o futuro de uma cidade que deseja em breve ser definitivamente a Cidade de Paz que tanto se sonha.

___________________________________________

Nenhum comentário: